sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Falta de teste Beta causa falha no Adobe Flash 10


No domingo do dia 06 de junho de 2010, a revista Info da editora Abril, divulgou uma falha causada por falta de teste na versão do Flash 10.0.4. Veja:

Adobe admite falha grave em Flash 10.0.4

SÃO PAULO - A Adobe admitiu, neste final de semana, que a versão mais recente do Flash sem a etiqueta beta enfrenta dificuldades.
Segundo a companhia, uma falha de segurança permite que crackers ofereçam códigos maliciosos aos usuários usando a aplicação em Flash. A Adobe não divulgou quando terá uma correção para o problema, embora trabalhe neste momento para superá-la.
A companhia recomendou ainda que quem deseje ter os recursos da versão 10 do Flash pode fazer upgrade para a versão beta 10.1, que não é afetada pela falha de segurança
A Adobe publicou ainda uma documentação detalhada* de como empresas e desenvolvedores podem se defender da falha.

Fonte: Portal Revista INFO


Este tipo de falha, foi admitido pela própria empresa como falta de teste no produto, uma vez que a empresa não lançou a versão Beta para que os usuários reportassem os bugs encontrados em produção antes de seu lançamento oficial no mercado. Veja a nota oficial divulgada no site:



*A documentação detalhada encontra-se no link: http://www.adobe.com/support/security/advisories/apsa10-01.html

Um dos fatores que podem ter proporcionado este tipo de plano de ação, seria a necessidade de gerar receita do produto (com a venda, licenças e etc) em menor tempo ou porque o projeto estaria em atrasado para o lançamento.
Estes tipos de problemas são comuns de ocorrer nos projetos desenvolvidos, porém são evidências concretas da importância de testar um software em sua totalidade, mesmo que isso gere atraso para o lançamento, uma vez que, o custo de correção tornasse 10 vezes maior quanto mais tarde for encontrado (veja mais informações em Regra 10 de Myers*), até que o mesmo esteja confiável e com baixo risco de re-trabalho.

* Regra 10 de Myers – É uma regra criada que define valores de custo de correção para cada fase do projeto, ou seja, quanto mais tarde for encontrado um erro, mais caro torna-se a correção em múltiplos de 10. Ex: Fase inicial o custo é 1, na fase de elaboração o custo é 10, na fase de construção o custo é 100, na fase de implantação o custo é 100.

Falta de Teste ou Falta de Atenção?

Vimos até aqui um exemplo do que pode causar a falta de teste em um projeto. Agora vamos ver um exemplo do que pode ocorrer com a falta de atenção nos testes, ao disparar um spam com promoções de produtos do e-commerce Walmart.

Ontem no dia 05 de agosto de 2010 eu recebi um e-mail do Walmart, com as promoções do setor de informática e tecnologia, conforme abaixo:



Ao ver o preço deste computador, me interessei pois estava baixo para a máquina oferecida, sendo ela um Core 2 Quad, 1 tera de HD e 4 gigas de memória. Continuando a ler o e-mail vi mais abaixo uma outra máquina, com outra configuração inferior e o mesmo preço. Veja:



Ao ler novamente o e-mail verifiquei que constava a frase: “A partir de”, então resolvi clicar para comprar o produto, lembrado que deveria conter a configuração especificada no e-mail e o mesmo valor, porém, a página exibiu o valor diferente. Veja:



Creio que ocorreu uma confusão entre os valores dos dois produtos citados no momento em que o Web Designer resolveu liberar a propaganda e disparar os e-mails. No meu ponto de vista este tipo de falha encontrada é derivado de uma falta de atenção e não uma falta de testes, como ocorreu no Adobe Flash 10.0.4. É necessário que todos os envolvidos no projeto testem suas atividades independentemente se o mesmo passará ou não pela equipe de qualidade validar o trabalho desenvolvido. A criticidade da informação errada equivale ao nível de importância do produto, porém, são inúmeros os fatores que englobam o não aceite do cliente, como por exemplo, falta de confiança, stress, perca de credibilidade, etc.

Bem pessoal, espero que este meu ponto de vista tenha sido explícito de uma forma construtiva para visionar as empresas a terem maior investimento em qualidade e teste de software, também, espero que impulsione os desenvolvedores, analistas e as equipes que cuidam da web/marketing na construção de melhores projetos e com maior satisfação entre os usuários. E nós de Qualidade de Sistemas estamos aqui prontos, para encontrar o maior número de defeitos e melhorias nos softwares desenvolvidos e garantindo um produto qualificavelmente superior e aplausivo quando comparados aos dos nosso concorrentes!

Abraço aos leitores e agradeço pelos e-mails enviados!

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