sexta-feira, 30 de julho de 2010

É impossível implantar a cultura de teste nas empresas em que o segmento não é tecnologia?




A palavra impossível é talvez aquela que todo profissional especializado em testes de software abomina de sua vida. Não por ser irreal, mas por não ser aceitável em sua desenvoltura profissional. O significado de impossível é classificado em nosso vocabulário como “não pode ser”, “não se pode fazer”, ou seja, é um pré-requisito para o fim de um trabalho de sucesso. É comum que as empresas tenham sua visão focada na estrutura do negócio ao que pertencem, ou seja, quando não são filhas maternas da tecnologia, a evolução tecnológica torna-se um complemento, enquanto, nas demais empresas que produzem a mesma, têm isso como vital. Ao longo do tempo todas as empresas através de seus gerentes, diretores e presidentes, estarão vendo tecnologia, como fundo de investimento para realização de um trabalho de sucesso e com alta qualidade.
Mas o que fazer quando se trabalha em uma empresa onde seu negócio não esta focado diretamente em tecnologia? Como implantar a cultura de testes de sistemas numa área de TI que desenvolve seu próprio sistema? Como conduzir que os testes sejam executados dentro do modelo atual do mercado?
Através da minha experiência com este tipo de situação posso dizer que é uma tarefa árdua e que gera certa dor de cabeça para quem aceita este tipo de desafio. Caso algum dia você receber ou já tenha recibo uma proposta de iniciar uma área de testes na sua empresa, é importante frisar algumas recomendações, para sobreviver neste novo projeto:

- Crie um plano de implantação: Identifique o todo, ou seja, o que você pretende desenvolver dentro da empresa, faça uma análise daquilo que é necessário e possível de se implantar dentro do modelo de gestão atual e separe as partes. Produza uma estratégia de implantação para isso de acordo com a ordem de necessidade de negócio da empresa em questão.

- Não tente mudar todos os processos de uma vez: Mesmo que o gigante seja bem maior do que você imaginou, você pode ir devagar o atingindo aos poucos, começando pelo ponto mais baixo, até chegar ao topo e dar o bote final! Não adianta querer trazer todo modelo de mercado de uma vez para dentro da empresa, mas sua tarefa é adaptar a empresa de acordo com ele.

- Tenha paciência com sua liderança: Provavelmente sua liderança não é especializada em testes de software, afinal não teria o porquê de te contratarem, então quando você for expor suas idéias tente demonstrar a necessidade e os porquês da realização de tais tarefas. Demonstre de forma clara os tipos de testes que você estará realizando, porque a verificação de tal artefato é importante para o trabalho que você pretende desenvolver e qual sua importância para os negócios da empresa. Utilize gráficos, mostre lucro e aumento de receita, os lideres sempre interpretam melhor este tipo de demonstração.

- Crie uma metodologia de teste: Geralmente as empresas que fabricam seu próprio ERP não têm uma metodologia de desenvolvimento ou até possuem, porém é focada no desenvolvimento e análise de sistema, mas a idéia inicial é que você utilize desta metodologia para criar uma independente focada apenas nas atividades pertinentes aos testes e qualidade do sistema. Como a área de qualidade esta presente do inicio ao fim de um projeto, não existe problema de termos esta metodologia independente, porém integrada, que utilizará de base o desenvolvimento e controle das suas atividades, somente relacionadas ao teste de software. Lembrando, que não se pode descartar a metodologia de desenvolvimento já implantada, esta será a base que definirá o tempo em que andará os processos desta sua nova metodologia de testes.

- Utilize as ferramentas mais apropriadas:
Busque as ferramentas que melhor se adéqua à área. Hoje temos o privilégio de existirem muitas ferramentas interessantes no mercado, sendo grande parte Open Source, então cabe a você analisar qual ou quais são as melhores para seu plano de implantação*.

- Prepare sua equipe de testadores: Deixe sua equipe consciente do trabalho que você deseja desenvolver, caso exista alguém que também traz experiência do mercado, em qualidade de software, troque este tipo de experiência e produza mais em equipe. Este tipo de tarefa auxilia na evolução e amadurecimento dos profissionais envolvidos. Não permita que novos testadores que provavelmente você estará formando, tenha vícios antigos, da forma de trabalho antes executado e que estes vícios influenciem na metodologia de testes que você estará implantando. Estes velhos hábitos geram improdutividade do profissional ou até mesmo da equipe.

- Seja compreensivo com os desenvolvedores e analistas de sistema: Eles não estão acostumados a ter alguém toda hora olhando o trabalho deles e apontando seus erros, então é importante que, você conscientize-os de que o trabalho que você esta desenvolvendo é na verdade uma ajuda para que futuramente eles mesmos não tenham re-trabalho naquilo que eles desenvolveram. Adquira a confiança deles, concentre-se no problema resolvido e não nas pessoas envolvidas nele, não entre em conflito com elas.

- Apresente um feedback: A cada fase do projeto, ou etapa de teste concluída é importante apresentar aos interessados, o feedback do que você executado, quais Bugs foram resolvidos, a quantidade de cenários de testes realizados, a evolução adquirida neste ou nestes projetos, entre outros... Lembre-se que “a gestão e liderança entendem melhor gráficos do que texto” então crie sempre gráfico para demonstrar de forma clara a sua produção até este momento.
Estas são apenas algumas dicas que eu creio que vão auxiliar bastante, os profissionais que enfrentam este desafio de implantar a cultura de testes nas empresas e tem como objetivo criar uma área de qualidade dentro do setor de TI da empresa, mesmo esta ainda necessitar de uma ajudar externa para identificar a real necessidade de um equipe disposta para qualificar um melhor trabalho desenvolvido.
Boa sorte para vocês que estão passando por isso, assim como eu passei e ficarei feliz se publicarem suas idéias. Espero ter ajudado de alguma forma, creio que nós podemos nos ajudar com dicas e possíveis macetes para driblarmos tarefas que possam causar divergências de opniões ao longo deste desafio.
Abraço,

*Referencias
Site de ferramentas de testes OpenSource: http://www.opensourcetesting.org/

Um comentário:

  1. Vitor,

    Muito interessante o seu post, vai ao encontro daquilo que costantemente discutimos nas rodinhas de bate papo "da área" por aqui: a (falta) da cultura do Teste nas empresas.

    Acreditamos que só bons profissionais conseguirão mudar esse paradigma demonstrando assim a real importância do Teste para àqueles que não querem ver.

    Abraço,

    Renata Eliza
    http://asespecialistas.blog.com

    ResponderExcluir